quarta-feira, 1 de junho de 2011

AIDS, não impede ninguém de ser feliz

Todo mundo sonha em constituir uma família, ter filhos e dar continuidade na sua geração. Até tempos atrás quem era soro positivo apenas sonhava em ter filhos pois sempre ficava o receio da criança provavelmente ter a doença. Atualmente este sonho pode se tornar realidade. Isso mesmo sendo portador do vírus da AIDS, tanto o homem quanto a mulher podem ter filhos quase sem riscos, desde que façam o acompanhamento médico, e passem por todos os processos, para que durante gravidez o feto não corra riscos da chamada transmissão vertical.
Quando o homem tem o vírus é feita uma lavagem seminal, este processo permite que os espermatozóides infectados sejam isolados onde o vírus concentra o líquido seminal, enquanto os saudáveis podem ser usados em inseminação artificial ou fertilização in vitro, por exemplo.
Antes da lavagem seminal ser realizada, o paciente deve passar por testes para avaliar seu grau de fertilidade e se existem contraindicações ao tratamento que possam comprometer o sistema reprodutor dele.
Quando a mulher é que possuí o vírus, elas devem fazer uso de antirretrovirais a partir da 14ª semana de gestação, e o AZT endovenoso é indicado três ou quatro horas antes do parto. Caso o resultado dos exames anti-HIV feitos durante o pré-natal não estejam atualizados, pode-se obter um diagnóstico com a realização de um teste rápido antes de a gestante ser encaminhada à sala de cirurgia. A mãe também pode transmitir o vírus para o bebê durante a amamentação, por isso é indicado que ela não o amamente, para que não colocar a saúde da criança em riscos.
Diante desses avanços na medicina, as pessoas portadoras do HIV podem viver sua vida normalmente, e vencendo as barreiras impostas pelo preconceito e falta de informação das pessoas, pois muitos desinformados não sabem dessa possibilidade e as vezes agem de forma até desumana, criticando os futuros pais ou até mesmo discriminando os filhos de portadores do HIV que nem possuí o vírus, por isso antes criar uma imagem pré concebida se informe antes, estereótipos não nos levam a lugar algum.

Veja  mais: Video com a reportagem do Fantástico sobre o assunto http://www.youtube.com/watch?v=rk0PMXBEoj4

Nenhum comentário:

Postar um comentário